História da Juventude Missionária

Nossa História
Autor: Juventude e Família Missionária

Juventude Missionária nasceu em outubro de 1986 quando um grupo de aproximadamente 100 jovens católicos organizaram algumas missões de evangelização em Cotija de la Paz, Michoacán, no México. 

Depois desta data foram organizadas diversas missões nas comunidades rurais com jovens provenientes de outros países da América e da Europa. Em 1993, Juventude Missionáriafoi constituída formalmente. Começou a ser uma instituição com alguns estatutos e uma metodologia apostólica bem definida, o que lhe concedeu uma identidade própria. 

Em 1994, durante a Semana Santa, Juventude Missionária organizou a primeira Mega Missão, onde participaram 1500 jovens. Nesta ocasião, 36 famílias também se uniram ao esforço missionário dando uma nova dimensão à Juventude Missionária: Família Missionária. 

Em 1996, novamente em Cotija de la Paz, Michoacán, um grupo de médicos dos Estados Unidos e do México realizaram as primeiras missões médicas. Era uma nova fase da Juventude Missionária: levar alívio espiritual com a pregação do Evangelho e alívio corporal com a atenção médica gratuita. 

Com o passar dos anos, estas três iniciativas – Juventude Missionária, Família Missionária e Missões médicas – se consolidaram. Realizam missões ao longo do ano e de forma especial na Semana Santa, onde participam mais de 7.000 jovens, 2.000 famílias e cerca de 40.000 missionários de comunidades indígenas sob a direção dos Evangelizadores de tempo integral. 

Hoje em dia, Juventude Missionária, Família Missionária e Missões Médicas já estão em 30 países: Estados Unidos, El Salvador, Venezuela, Chile, Colômbia, Brasil, Argentina, Cuba, Costa do Marfim, Polônia, Nova Zelândia, Austrália, Romênia, Hungria, Filipinas, Canadá, Belize, Itália, França, Espanha, México, Irlanda, Alemanha, Bósnia, Ilhas Bahamas, Líbano, Inglaterra, Áustria, Bélgica e Lituânia. 

Juventude Missionária hoje... 
• Visitou mais de 20.000 localidades em 30 países. 
• Visitou mais de 7.000.000 de lares para pregar o Evangelho. 
• Capacitou 47.000 catequistas e 750 missionários naturais de comunidades indígenas. 
• Foram mais de 42.437 consultas médicas e mais de 860 intervenções cirúrgicas gratuitas. 
• Envolveu mais de 151.930 jovens e mais de 14.350 famílias em suas missões de evangelização.